AS NOVAS REGRAS PARA REPRODUÇÃO ASSISTIDA NO BRASIL

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou no mês de novembro a atualização das normas para procedimentos de Reprodução Assistida (por exemplo, Fertilização in vitro – FIV). As novas orientações do CFM tratam de questões extremamente importantes para a Reprodução Assistida no Brasil, abordando aspectos sociais e deixando mais claros itens importantes para a escolha do tratamento.
Dentre os pontos, destacam-se:

• GESTAÇÃO COMPARTILHADA: a cessão temporária do útero (ou gestação de substituição) foi estendida a familiares de até quarto grau de parentesco, ou seja, agora mãe, avó, irmã, tia, filha, sobrinha e prima podem participar do processo. Casais homoafetivos femininos também podem ter a gestação compartilhada, podendo embrião fecundado a partir do óvulo de uma mulher ser transferido para o útero da parceira.

• DOAÇÃO DE ÓVULOS: agora, toda mulher com menos de 35 anos, pode doar seus óvulos. Antes, a doação era permitida apenas se a mulher estivesse se submetendo a algum tratamento de reprodução assistida. Com isso, espera-se que o tempo de espera para o recebimento de óvulos doados, necessários para mulheres que tenham, por exemplo, menopausa precoce ou infertilidade após quimioterapia, seja bastante reduzido.

Em Itapetininga, temos parceria com a Clínica SEMEAR, de Ribeirão Preto. Assim, os casais realizam os exames, discutem e se informam sobre os tratamentos, recebem as medicações e fazem a maior parte de seu seguimento em Itapetininga, possibilitando um acompanhamento mais próximo, com maior comodidade, com o mínimo de deslocamento possível.

A SEMEAR fertilidade é uma estrutura exclusivamente dedicada ao tratamento em Reprodução Humana, incluindo técnicas como FIV (Fertilização In-Vitro), ICSI (Injeção Intra-Citoplasmática de Espermatozóides) e Congelamento de Óvulos. Tem como um de seus princípios o esforço contínuo para o tratamento mais acessível, permitindo que mais casais tenham a possibilidade de usufruir das técnicas de reprodução assistida.
Reprodução Assistida ética, acessível e descomplicada: este é o nosso objetivo sempre!
Mais informações: www.semearfertilidade.com/itapetininga-sp
www.ayub.med.br

Dra Areana Diogo N. Mendonça
CRM 104176 / TEGO 108/04
Especialização em Reprodução Humana

Mestrado em Ginecologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP

Graduação pela Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *